segunda-feira, 30 de maio de 2011

"A lenda da bicha das sete cabeças" - 3º ano

A lenda da bicha das sete cabeças

A lenda da bicha das sete cabeças surgiu em Silvalde.
Certo dia, enquanto uma senhora estava no campo apareceu uma bicha com sete cabeças. Assustada, fugiu a gritar. Todas as pessoas que encontrava fugiam e gritavam mesmo sem verem a bicha das sete cabeças.
Depois de um dia de muita confusão, todos acabaram por adormecer. Durante a noite, as ovelhas e os galos fizeram tanto barulho que acordaram todas as pessoas. Apesar de não terem visto a bicha, viram os animais mortos ou muito feridos e sangue espalhado pelo chão.
A partir daí decidiram que um deles ficaria a vigiar até ao nascer do sol e tocaria uma corneta para avisar se acontecesse alguma coisa. Quando começou a amanhecer, o vigiante tocou a corneta e todos se reuniram e decidiram matar a bicha. Usaram paus, varapaus, foucinhas, ancinhos e tudo o que encontraram.
Começavam a procura-la pelos campos até que, numa tarde cinzenta e de muita chuva encontraram-na. Alguns dos camponeses fugiram, mas outros atacaram-na e só pararam quando pensaram que ela estava morta. Então, quando um dos camponeses se aproximou, a bicha atacou-o e matou-o. Aí, os camponeses atacaram-na e mataram-na de vez.
Cortaram-lhe as sete cabeças e enterraram-na junto a uma velha ponte romana. Nesse local construíram uma capela para toda a gente saber o que ali tinha acontecido.



Bruno e Cristiana

3º ano

U.E. da Bouça - Paramos

Sem comentários: