DOMINGOS CAPELA
Quem começou a fazer os violinos foi Domingos Capela.
O senhor começou a trabalhar na construção de violinos, porque lhe pediram para consertar o violino do músico italiano Nicolino Milano que actuava num dos casinos da terra e se estragou.
Os seus primeiros violinos foram construídos em madeira de plátano.
Domingos Capela tinha a sua oficina situada perto do Largo da igreja de Anta.
António Capela foi o único filho que seguiu a arte do pai.
Ele foi estudar para Paris e Mirecourt e também em Itália, na cidade de Cremonia, com bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian.
Estes estudos fizeram com que ele aprendesse a construir melhor os violinos. António Capela participou em concursos e ganhou vários prémios. Foi homenageado pela Câmara Municipal de Espinho com a Medalha de Prata, a Presidência do Conselho de Ministros, condecorou-o com a Medalha de Mérito Cultural.
O filho de António Capela, que é o Joaquim Capela construiu o seu primeiro violino aos 13 anos e pouco depois participou no seu primeiro concurso internacional. Também já ganhou muitos prémios e com ele manteve-se uma tradição familiar, que já vai na terceira geração.
O nosso agrupamento tem o nome de Domingos Capela em honra a estes artesões.
Cristiana Sofia Santos Duarte
2º Ano
U.E. da Bouça , Paramos
2 comentários:
Olá Cristina.Gostei muito do teu texto sobre a família Capela.Sou a professora Pilar, que dá educação musical na escola sede.Quem sabe qe um dia não vais ser minha aluna.Se isso acontecer levo-te à oficina do Senhor Capela para veres como se faz um violino.Sou muito amiga do filho do Senhor Capela, o Joaquim Capela.Sabes onde é que ele nasceu?Numa das viagens do pai a Itália, a mãe do Joaquim também foi, e estava grávida dele e ...não é que ele nasceu por lá?Pois é, ele nasceu em Itália.E sabes que instrumento musical ele toca?Viola de arco.Quando vieres à escola vem ter comigo para te explicar o que é uma Viola de arco.OU então, para o ano `vou até à tua sala e esxplico tudo sobre estes instrumentos todos que a família Capela constroi.Parabéns pelo eu texto.
Pilar Gomes
Enviar um comentário