segunda-feira, 30 de maio de 2011

"Domingos Capela" - 3º ano

Domingos Capela

Domingos Capela foi conhecido pelo mundo inteiro por ter consertado um violino italiano de um senhor chamado Nicolino Milano.
O senhor Nicolino Milano gostou do seu trabalho.
Os seus primeiros violinos foram de madeira de plátano. Em 1931,quando o musico voltou a Espinho e viu o trabalho do marceneiro propôs - lhe um emprego na casa do Hill em Londres, que ele não aceitou por motivos familiares.
Passado algum tempo conheceu a violoncelista Guilhermina Suggia, que o convidou para trabalhar no conservatório de música, no Porto, a consertar instrumentos de arco, violas e guitarras. Trabalho esse que fazia na sua oficina situada perto do largo da igreja de Anta.
Esta arte de Domingos Capela foi seguida por um filho dele, António Capela, e com um enorme sucesso internacional. Estudou em Paris e Mirecourt e também em Itália, na cidade de Cremona, com bolsas da fundação Calouste Gulbenkian. 
Os seus estudos permitiram-lhe aperfeiçoar a sua técnica de construção de violinos.
Ao longo dos anos participou em vários concursos e ganhou vários prémios.
A Câmara Municipal de Espinho concedeu-lhe a medalha de prata de Mérito Artístico e em 1991, a  Presidência do conselho de Ministros, condecorou-o com a medalha de Mérito Cultural de valor artístico nacional e internacional.
O seu neto, Joaquim Capela construiu o seu primeiro violino aos 13 anos e continua ainda hoje a arte do pai e do avô, Domingos Capela.
Em honra ao seu trabalho foi escolhido como o patrono do nosso agrupamento.

 Catarina Moleiro
3º ano
U.E. da Bouça – Paramos

Sem comentários: