quinta-feira, 19 de maio de 2011

"Domingos Capela"

Outro trabalho de grupo e respectivas ilustrações dos textos sobre "Domingos Capela".

“Domingos Capela”

            No ano de 1924 nasceu na freguesia de Anta, concelho de Espinho, um marceneiro chamado Domingos Capela. Ele ficou conhecido porque concertou o violino do musico italiano Micolino Milano. Domingos Capela construiu os primeiros violinos em madeira de plátano. O músico italiano voltou mais tarde a Espinho e depois de verificar o excelente trabalho propôs-lhe um emprego na casa HILL, em Londres, mas Domingos Capela não aceitou.
Em 1963, o senhor Domingos Capela recebeu o seu primeiro prémio no concurso Liège, Bélgica. No ano de 1967, concorreu novamente com dois violinos ao concurso em Poznam. O seu maior êxito concretizou-se em 1972 novamente em Poznam, onde concorreu com quatro violinos, ganhando os quatro primeiros prémios.
A Câmara Municipal de Espinho condecoro-o com a medalha de prata de Mérito Artístico em 1991. Nesse mesmo ano foi também condecorado pela Presidência de Ministros com a medalha Mérito Cultural, valor artístico nacional e internacional.
A família Capela ainda continua com a tradição da construção de violinos através do seu filho António Capela. Este foi o único que continuou a arte do pai, tendo obtido igualmente um grande sucesso a nível internacional. O filho deste, Joaquim Capela, e neto de Domingos Capela, ainda hoje trabalha na mesma arte. Construiu o seu primeiro violino aos 13 anos e desde aí tem participado em vários concursos e obtido diversos prémios em muitos países. É o terceiro elemento da família Capela a dar continuidade ao excelente trabalho iniciado pelo seu avô, o famoso construtor de violinos Domingos Capela e pelo seu pai, António Capela.


Grupo de trabalho do 4º ano da UE da Bouça:
Bruno, Carolina, Pedro Manuel e Pedro Miguel


Sem comentários: