“Domingos Capela”
No ano de 1924 nasceu na freguesia de Anta, concelho de Espinho, um marceneiro chamado Domingos Capela. Ele ficou conhecido porque concertou o violino do musico italiano Micolino Milano. Domingos Capela construiu os primeiros violinos em madeira de plátano. O músico italiano voltou mais tarde a Espinho e depois de verificar o excelente trabalho propôs-lhe um emprego na casa HILL, em Londres, mas Domingos Capela não aceitou.
Em 1963, o senhor Domingos Capela recebeu o seu primeiro prémio no concurso Liège, Bélgica. No ano de 1967, concorreu novamente com dois violinos ao concurso em Poznam. O seu maior êxito concretizou-se em 1972 novamente em Poznam, onde concorreu com quatro violinos, ganhando os quatro primeiros prémios.
A Câmara Municipal de Espinho condecoro-o com a medalha de prata de Mérito Artístico em 1991. Nesse mesmo ano foi também condecorado pela Presidência de Ministros com a medalha Mérito Cultural, valor artístico nacional e internacional.
A família Capela ainda continua com a tradição da construção de violinos através do seu filho António Capela. Este foi o único que continuou a arte do pai, tendo obtido igualmente um grande sucesso a nível internacional. O filho deste, Joaquim Capela, e neto de Domingos Capela, ainda hoje trabalha na mesma arte. Construiu o seu primeiro violino aos 13 anos e desde aí tem participado em vários concursos e obtido diversos prémios em muitos países. É o terceiro elemento da família Capela a dar continuidade ao excelente trabalho iniciado pelo seu avô, o famoso construtor de violinos Domingos Capela e pelo seu pai, António Capela.
Grupo de trabalho do 4º ano da UE da Bouça:
Bruno, Carolina, Pedro Manuel e Pedro Miguel
Sem comentários:
Enviar um comentário