segunda-feira, 30 de maio de 2011

"Arte Xávega" - 3º ano

A Arte Xávega



 A Arte xávega é um tipo de pesca muito conhecido em Espinho. Na Arte Xávega eram utilizados barcos, redes e bois.
 Utilizavam-se barcos a remos e os pescadores lançavam as redes para apanhar os cardumes.
Puxavam as redes mais tarde para a areia, com a ajuda dos bois.
Os pescadores desta arte continuam a enfrentar a rebentação em barcos de madeira como antigamente, o que é muito apreciado pelos turistas.
 Ainda se continua a praticar a Arte Xávega, só que hoje em dia usam -se barcos com motor e puxam-se as redes com a ajuda de um tractor. Para os pescadores desta arte há
duas épocas. De Novembro a Março, os homens ficam em terra a preparar as redes com a sua própria técnica e dedicam-se a outras actividades (como a agricultura construção civil e outros tipos de pesca). De Abril a Outubro, juntam-se cerca de 15 homens, dos quais 8 vão ao mar enquanto outros ficam na terra a estenderem as redes para o próximo lanço, a escolher o peixe do lanço anterior, entre outras tarefas.
  A cidade de Espinho deve quase tudo ao mar. A sua origem está num grupo de pescadores que veio para aqui pescar pela grande abundância de peixe. A partir daí, alguns começaram por viver aqui e iniciar o povoamento de Espinho.
  Hoje em dia ainda é possível assistir à Arte Xávega à zona dos pecadores. Mas esta está a desaparecer, para tristeza dos pescadores espinhenses.


Mafalda e António
3º ano
U.E da Bouça, Paramos

1 comentário:

Anónimo disse...

ola stor salvador è o bruno de ano 2009/2010 seu aluno