A lenda da Bicha das Sete Cabeças
Esta história chama-se a lenda da bicha das sete cabeças.
Esta história passou-se em Silvalde, começou a ser contada por uma senhora que trabalhava na terra. Ela viu uma bicha muito estranha e começou a gritar e a contar a toda a gente o que viu. As pessoas ficaram preocupadas e resolveram vigiar o sítio onde apareceu a bicha. Um dia, a altas horas da noite ouviu-se um grande alarido feito pelos animais de criação (vacas, ovelhas, galinhas,…). As pessoas nada viram, só viram os animais degolados, feridos e mortos e muito sangue espalhado pelo chão.
As pessoas continuaram a vigiar as terras durante a noite até ao nascer do sol. Quem ficasse a vigiar tocaria uma corneta para chamar toda a gente, se tornasse a acontecer outra desgraça.
Um dia, ao amanhecer ouviu-se a corneta e todos foram a correr para o local.
Os camponeses resolveram matar o monstro, levaram paus, varapaus, foucinhos, ancinhos e outras coisas. Foram pelos campos até que a encontraram numa tarde cinzenta e chuvosa.
Uns com tanto medo fugiram, outros resolveram tirara a cabeça à bicha e deram-lhe tantos golpes para ver se a matavam de uma vez. Cortaram-lhe as cabeças e acharam o número sete. Em seguida enterraram-na junto a um pilar da velha ponte romana e ali construíram uma capela para celebrar o acontecimento.
Paulo
2º ano
U.E. da Bouça - Paramos
Sem comentários:
Enviar um comentário